sábado, 5 de julho de 2014

Hematoma subcoriônico

          Como relatei na minha primeira postagem, estou aqui para dar mais alguns detalhes sobre o hematoma subcoriônico que segundo pesquisas recentes, atinge 25% das mulheres durante o primeiro e segundo trimestre da gravidez.
O que é?


Também chamado de desapego ovular parcial é uma anormalidade comum, sendo mais conhecido como hemorragia ou hematoma subcoriônico trofoblástica, como na figura acima, sendo visualizado em mais de 18% dos casos de ameaça de aborto. Clinicamente, o hematoma pode causar sangramento vaginal. Na ultra-sonografia, uma sombra em forma de meia-lua é observada adjacente ao saco gestacional com detritos . Pode ocorrer compressão do saco gestacional e deformação consequente. Na maioria dos casos, de uma a duas semanas de acompanhamento ecográfico são necessários, para confirmar a reabsorção do hematoma.

O hematoma ou hemorragia subcoriônico, é a acumulação de sangue dentro das dobras do córion (membrana fetal exterior, ao lado da placenta), ou dentro das camadas da própria placenta. Se ficarem muito grandes ou se não forem absorvidos, estas hemorragias ou coágulos podem causar o descolamento da placenta na parede uterina.

Quais são os sintomas
Sangramento pode ser um sinal, geralmente começando no primeiro trimestre. Entretanto, em muitos casos, o hematoma só é detectado durante a ultrassonografia de rotina, sem que haja sinais ou sintomas perceptíveis. Por isso, a ultrassonografia de primeiro trimestre é importante, tendo como um dos seus objetivos detectar a existência de hematomas subcoriônicos.
Como tratar?
Repouso  é único remédio podendo ser parcial ou absoluto, mas somente seu médico juntamente com um acompanhamento ecográfico poderá dizer por quanto tempo e se haverá necessidade de medicamento anti abortivos. Isso dependerá muito do tamanho do hematoma e da sua real dedicação no repouso, afinal, não é fácil ficar dias deitada em uma cama. 
Não se desespere
Aproximadamente 96% das mulheres que tem hematoma durante o primeiro trimestre, levam a gestação adiante perfeitamente saudáveis e sem complicações para os seus bebês. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário